ESTRESSE DOS BIGODES EM GATOS
Os bigodes dos gatos, também chamados vibrissas, são extremamente sensíveis. Permitem que o animal se oriente no espaço, ou perceba movimentos, pois são como antenas capazes de detectar pequenas variações na direção do vento, ondas sonoras e outras vibrações. São essenciais, portanto, para a segurança dos bichanos, ajudando-os a se movimentar nos ambientes, ainda que pouco iluminados, e a evitar obstáculos, acidentes ou predadores.
Essa sensibilidade, no entanto, pode causar incômodo no momento da alimentação, pois o roçar dos bigodes na borda da tigela, além de doloroso para o felino, pode confundir em seu cérebro as informações sobre o ambiente em que se encontra, deixando-o estressado.
Tigelas largas, rasas e arredondadas, evitam o “estresse dos bigodes”, pois o animal pode se alimentar sem que os bigodes toquem nas bordas. Além disso, respeitam a anatomia do focinho dos gatos, pois não apresentam cantos de difícil acesso, e o alimento é conduzido para o centro, devido à forma arredondada.
O material deve ser de fácil higienização, não liberar substâncias tóxicas, nem favorecer ao acúmulo de bactérias.
POSTURA CORRETA PARA ALIMENTAÇÃO DO SEU GATO
Um outro fator a considerar, na hora de escolher o comedouro ideal, é o porte do gato. Embora sejam animais extremamente flexíveis, gatos de grande porte podem se sentir mais confortáveis ao dispor de comedouros elevados, pois não será necessário se curvar muito ou ficar com a cabeça abaixada enquanto se alimentam.
Pensando em todos esses aspectos, a ANIMALART criou o comedouro ergonômico gatos, que possui base formada por anéis multicoloridos, tigela removível em aço inox com formato antiestresse (dos bigodes) e pés antiderrapantes. O produto é personalizado, pois a quantidade de anéis (que determina a altura do comedouro) e suas cores são definidas pelo cliente.